ENTRONIZAÇÃO DE SÃO JOSÉ

ENTRONIZAÇÃO DE SÃO JOSÉ

(Famílias, Empresas, Comércio, Lugares públicos...)

A Capelinha ou Imagem de São José é colocada sobre uma mesa com uma toalha e uma vela acessa. Se possível, coloca-se também um vaso de flor. Reúnem-se todos os membros da família, os convidados, proprietários ou responsáveis no lugar da celebração.

1.    Benção da Capelinha – Se for um sacerdote a presidir

S. A nossa proteção está no nome do Senhor.
T. Que fez o céu e a terra.                    
S.  O Senhor esteja convosco.
T. Ele está  no meio de nós.

S. Oremos.
Deus eterno e todo poderoso, não reprovais a escultura ou a pintura de imagens dos santos, para que à sua vista possamos meditar os seus exemplos e imitar as suas virtudes. Nós vos pedimos que abençoeis + e santifiqueis + esta (capelinha, imagem ou quadro) feito para recordar e honrar o vosso Filho e Nosso Senhor Jesus Cristo e o Bem-aventurado São José. Concedei a todos os que diante dele desejarem venerar e glorificar o vosso Filho Unigênito e o Bem-aventurado São José, que por seus merecimentos e  intercessão, alcancem no presente a vossa graça e no futuro a glória eterna. Por Cristo Nosso Senhor.
  1. Amém .


2.    1.1 Benção da Capelinha - Se for um leigo a presidir

Leigo- Invoquemos a Deus nosso Pai, para que tenha a bondade de abençoar esta capelinha de São José a fim de que a presença do Guarda do Redentor e pai de Jesus, se torne um sinal da presença do amor de Deus neste lar, e para cada um dos seus membros possam evitar todos os perigos da alma e do corpo e viver as virtudes tão apreciadas na Sagrada Familia de Nazaré. Por Jesus Cristo Nosso Senhor.
Todos- Amém.

Leigo - Rezemos.

Deus eterno e todo poderoso, não reprovais a escultura ou a pintura de imagens dos santos, para que à sua vista possamos meditar os seus exemplos e imitar as suas virtudes. Nós vos pedimos que abençoeis  e santifiqueis esta capelinha,  feita para recordar e honrar o vosso Filho e Nosso Senhor Jesus Cristo e o Bem-aventurado São José. Concedei a todos os que diante dele desejarem venerar e glorificar o vosso Filho Unigênito e o Bem-aventurado São José, que por seus merecimentos e  intercessão, alcancem no presente a vossa graça e no futuro a glória eterna. Por Cristo Nosso Senhor.
Todos- Amém.

3.    Entronização
Alguém da família (proprietário ou responsável) toma a capelinha e a coloca em destaque no lugar onde deverá permanecer, ou simplesmente segura-o.
  1. Pai nosso..... Ave Maria... Glória ao Pai.

Ladainha de São José ( folha à parte)

4.    Palavras do sacerdote ou do leigo

Enfoca a presença de São José na família, ou no local em que permanecerá entronizado tendo-o como exemplo para suas vidas. Lembra à família ou aos devotos o empenho de manter acessa a espiritualidade e a devoção Josefina.

5.    Ato de Consagração a São José
6.     
  1. São José amorosíssimo, com as inefáveis virtudes e os exemplos de vossa vida doméstica, santificastes a família de Nazaré, da qual fostes o cabeça, olhai bondosamente vossos devotos, que diante de vós vos invocam proteção. Lembrai-vos que somos família vossa, porque especialmente somos dedicados e consagrados a Vós.
Assisti-nos benigno, defendei-nos de todos os perigos, socorrei-nos em nossas necessidades e concedei-nos a graça de permanecermos firmes na imitação de vossa santa família, para que servindo-vos fielmente e amando-vos na terra, possamos depois bendizer-vos juntamente com Maria vossa Esposa e Jesus vosso Divino Filho lá no Paraíso.
Maria, Mãe dulcíssima, à vossa intercessão recorremos, certos de que vosso Santo esposo ouvirá as nossas orações.
Por fim, Vós glorioso Patriarca São José, socorrei-nos sempre com vossa poderosa intercessão e oferecei, pelas mãos de Maria, todos nossos desejos e amor a Jesus.
Jesus, Maria e José, iluminai-nos, socorrei-nos, salvai-nos. Amém

7.    Oração pelos membros da família

            O sacerdote ou leigo convida para rezar por todos os membros da família, e também para os que estão distantes ou ausentes, salientando a riqueza da união de todos na família.

  1. Lembrai-vos, esposo Puríssimo da Virgem Maria, São José, nosso amável protetor, que nunca se ouviu dizer que nenhum daqueles que invocaram a vossa proteção e imploraram o vosso auxílio tivesse ficado sem consolação.
Animados com igual confiança, diante de vossa presença recomendamos a vós com muito fervor, os nossos familiares doentes, os que estão com dificuldades e que estão ausentes neste momento. Não desprezeis nossas súplicas, Pai virginal de Jesus, mas acolhei-as com bondade e escutai-as. Amém.

8.    Lembrança dos falecidos da família

Alguém da família pode mencionar os nomes dos falecidos e o sacerdote convida a todos para rezar por eles.
Sacerdote ou Leigo. Dai-lhes o descanso eterno Senhor.
  1. E brilhe sobre eles a vossa luz.
Sacerdote ou Leigo. Descansem em paz.
  1. Amém.
Sacerdote ou Leigo. Esperança dos enfermos 
     T.  Rogai por nós.
Sacerdote ou Leigo. Protetor dos moribundos  
T.  Rogai por nós.
Sacerdote ou Leigo. Protetor da Santa Igreja
T.  Rogai por nós.

9.    Oração conclusiva

  1. Ó São José, Guarda de Jesus  e esposo puríssimo de Maria, que passaste a  vossa vida no cumprimento perfeito do dever, sustentando com o trabalho de  vossas mãos a Sagrada Família de Nazaré, protegei-nos propício a nós que, confiantes, recorremos a Vós, para que saibamos encontrar em Vós o nosso auxílio.
Experimentaste a provação, o cansaço e o labor; mas vosso coração, repleto de paz profunda, exultou de alegria pela intimidade com o Filho de Deus que vos foi confiado, e juntamente com Maria, Mãe dulcíssima, ajudai-nos a compreender que não estamos sozinhos no trabalho e a descobrirmos Jesus ao nosso lado, a acolhê-lo com a graça e a custodiá-lo fielmente em nossa família, como vós fizeste.
Fazei que em nossa família tudo seja santificado na caridade, na paciência, no perdão, na justiça  e na busca do bem. Amém.

10.  Invocação da benção da Trindade terrena.

  1. Jesus, José e Maria meu coração eu vos dou e minh’ alma.
Jesus, José e Maria assisti-me na minha última agonia.
Jesus, José e Maria expire em paz a minh’ alma.

11.  Palavra de um  membro da família

Alguém da família é convidado a dizer algumas palavras.

12.  Benção final.
Sacerdote. Pela intercessão de São José, Patrono das famílias, abençoe e guarde os vossos corações e inteligências.
Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
  1. Amém.

12.1 Benção final
Leigo. Peçamos pela intercessão de São José, Patrono das famílias, que abençoe e guarde os vossos corações e inteligências, em nome do Pai, Filho e Espírito Santo.

13.  Canto Final ( Qualquer canto de São    José)

Viva Jesus! Viva Maria!  

Viva São José, nosso protetor! (2 vezes)